Tiltrotor AW609. Fonte e imagens: Divulgação Leonardo
O tiltrotor italiano AW609, mais recente inovação da AgustaWestland, uma subsidiária da holding de construção de máquinas Leonardo, realizou com sucesso o primeiro pouso e decolagem do convés do porta-aviões Cavour da Marinha Italiana.
+ Clique aqui para ver o vídeo
De acordo com a mensagem divulgada pela holding Leonardo, os testes demonstraram que o AW609 pode operar em condições adversas, incluindo o mar, e realizar missões tanto civis quanto militares.
Antes de executar o pouso e a decolagem no convés do porta-aviões, todo o processo foi meticulosamente aperfeiçoado com a ajuda de um simulador virtual especial. A Leonardo revelou que a prática no simulador foi crucial para avaliar e otimizar manobras que seriam realizadas posteriormente na vida real.
Os procedimentos de pouso e decolagem foram praticados em 15 diferentes condições, incluindo diversas situações de vento, aproximações frontais e laterais, bem como pousos e decolagens verticais.
Esses testes representam a etapa final dos esforços conjuntos entre a holding Leonardo e os militares italianos para avaliar o potencial das aeronaves tiltrotor, marcando um importante avanço na aviação militar e civil.
O AW609 é um tiltrotor multifuncional desenvolvido em conjunto por engenheiros da Bell Helicopters e da AgustaWestland e utiliza soluções técnicas que surgiram durante o desenvolvimento do XV-15.
Fonte e imagens: Divulgação Leonardo. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.